Skip links

Como a Biocerâmica poderá vir a ajudar o combater à doença gengival grave

A superfície de nitreto de silício tem um efeito letal sobre as bactérias que causam frequentemente periodontites. Investigadores estão a analisar as os mecanismos dessa ação, que no futuro poderá ajudar a combater a doença.
A doença gengival grave conhecida como periodontite pode levar perda do dentes, e o seu tratamento permanece um desafio. Uma nova abordagem envolvendo novos nitreto de silício, um materiais cerâmicos utilizados em implantes da coluna, pode estar para breve.
Cerca de metade dos adultos americanos têm algum tipo de doença gengival. É causada por uma bactéria que infeta o tecido à volta do dente provocando uma inflamação na gengiva. Se a doença progride, as bactérias podem danificar o tecido ósseo que suporta os dentes. Além da perda dos dentes, a periodontite pode aumentar o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Opções de tratamento incluem raspagem, alisamento radicular, antibióticos e cirurgia.
A equipe de investigação procura encontrar uma alternativa aos tratamentos clássicos, ao estudar as reações das bactérias à ação antimicrobiana do nitreto de silício.

A investigação focou-se na alteração que os materiais cerâmicos provocam no metabolismo da Porphyromonas gingivalis (Principal espécie de bactérias responsáveis ​​pela periodontite). Descobriram que as reações químicas na superfície faz com que os ácidos núcleicos das bactérias se degradem e também reduzem drasticamente a quantidade de certas proteínas e gorduras. Embora sejam necessários mais estudos, os resultados como nitreto de silício poderão ser uma ajuda terapêutica no tratamento da doença gengival grave.

Fonte:

American Chemical Society – www.acs.org www.sciencedaily.com

Return to top of page