Skip links

Cerca de 100% dos adultos e 60 a 90% das crianças sofrem de cáries dentárias

De acordo com a FDI – World Dental Federation cerca de 100% dos adultos e entre 60 a 90% das crianças sofrem de cáries dentárias. Segundo o estudo desta organização, a saúde oral deve ser considerada um direito humano e uma parte integrante da saúde no geral.

Nos EUA, as doenças orais são as responsáveis pela perda de cerca de 2,4 milhões de dias de trabalho e pela perda de 1,6 milhões de dias de escola. Na Tailândia, os problemas dentários causam a perda de 1900 horas de escola por cada 1000 crianças.

Os países com baixos rendimentos são os mais afetados com estas doenças, com uma prevalência de cancro oral de quase o dobro em relação aos países desenvolvidos. E assim como na saúde em geral, os fatores socioeconómicos como o salário, a educação, o género e a etnia, têm um grande impacto na saúde oral.

De acordo com a FDI, apenas 60% da população mundial tem acesso a cuidados dentários e orais e as disparidades são mais visíveis quando se constata que as pessoas de classes sociais mais baixas visitam o dentista menos vezes, têm mais dentes em falta, consumem mais tabaco, têm mais cáries e taxas mais altas de doenças da gengiva que as pessoas de classes sociais mais altas.

Para reverter estes problemas, a FDI considera que é importante melhorar a exposição ao flúor, promover uma alimentação mais saudável, mascar pastilhas sem açúcar depois das refeições como complemento a uma rotina de higiene oral, assegurar check-ups dentários regulares e proteger os dentes em desportos de risco.

Return to top of page