Skip links

Doença periodontal aumenta frequência de ataques epiléticos

Um estudo brasileiro descobriu que os doentes com epilepsia que sofrem de doença periodontal têm ataques epiléticos com mais frequência. Os investigadores analisaram 109 pacientes epiléticos e um grupo de controlo e documentaram a frequência dos ataques epiléticos, bem como o uso de medicação.

De acordo com o estudo, os doentes epiléticos mostraram-se mais suscetíveis a uma má higiene oral, a gengivite e a periodontite do que as pessoas do grupo de controlo. Além disso, os resultados do estudo revelaram também que a frequência dos ataques epiléticos estava associada a uma má higiene oral, à gengivite e à doença periodontal.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), um em cada dois adultos com 30 ou mais anos, nos Estados Unidos da América, sofre de doença periodontal. A Organização Mundial de Saúde (OMS) refere ainda que a epilepsia afeta cerca de 2,3 milhões de adultos e cerca de 467 711 crianças apenas nos EUA e que 150 000 novos casos são diagnosticados todos os anos.

Return to top of page